-->

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Lótus



A imagem que podem ver é uma fotografia de um candeeiro que o meu namorado fez para mim. É uma Lótus! Tanto eu como ele gostamos muitos da flor Lótus, assim ele fez-me o candeeiro para me iluminar.

A flor de Lótus é um dos maiores símbolos da espiritualidade oriental, além de sua beleza, muitas outras qualidades revelam significados especiais.
A sua semente espera a condição ideal de humidade para germinar, podendo ficar sem água por muitos anos, como se esperasse o momento certo para brotar. A flor nasce na lama, sinal de que em meio à sujeira ainda resta esperança com o surgimento das pétalas tão bonitas e reluzentes.
As pétalas, por sua vez, são auto-limpantes - repelem microorganismos e poeiras – e mantêm o aspecto sempre perfeito da flor. É ainda a única flor que regula o seu calor interno, por volta de 35ºC, a mesma do corpo humano, por coincidência.
O botão da flor tem formato de coração, e as suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam. Para os chineses, o passado, o presente e o futuro estão simbolizados, respectivamente, pela flor seca, pela flor aberta e pela semente que irá germinar. Já para os hindus, a flor vista de cima dá ideia de interiorização, introspecção e centralização.
Diferentes sentidos, significados, tradições e sentimentos são depositados nas flores de Lótus, que em a sua simplicidade, se torna encantadora.
Desde a antiguidade que, no oriente, o crescimento da Lótus fornece uma metáfora para o desenvolvimento do ser humano. O nascimento corresponde à deposição da semente na lama, uma planta completa em potência mas que ainda não se manifestou, permanecendo oculta pelo lodo e pela água turva. O mundo é equiparado ao lodo, um meio confuso e sujo, mas fértil, que fornece ao lótus os nutrientes de que este necessita para crescer. Então a semente, sentindo que há luz e sol, rebenta a casca, e a jovem planta em crescimento inicia a subida até à superfície. As etapas que o lótus percorre até atingir a superfície e a flor brotar - quebrar a casca, emergir do lodo, ultrapassar a vegetação rasteira, atravessar camadas de água sucessivamente mais luminosas e transparentes - são comparadas ao desenvolvimento espiritual por níveis do ser humano.
Podem encontrar fotos de flores de lotus aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário